Dicas de Viagem e Planejamento

O planejamento da viagem é, para nós, uma etapa primordial da viagem perfeita. Planejando bem você conhece melhor o lugar que está visitando, evita perrengues, economiza tempo e dinheiro  e consegue sempre tirar o melhor de cada lugar.

Cada um tem suas táticas e métodos e aqui você encontrar nossas dicas para tornar sua viagem mais fácil.

il_570xN.524355714_k9eq

PLANEJAMENTO GERAL
– Como planejar sua viagem para Califórnia em 10 passos – 
– Como usar o Google Maps para planejar sua viagem – 

 

HOSPEDAGEM
– Price Line-
-Air BNB-

 

TECNOLOGIA DE VIAGEM
– Os 25 melhores Apps para quem vai viajar para a California-

 

 ROTEIROS DE LEITORES

– Roteiro do Jairo com dicas fresquinhas – 

 

 

 

 

 

60 ideias sobre “Dicas de Viagem e Planejamento

    • Bom dia Any!
      Você já deu o primeiro passo que é buscar por informações. Sei que sou suspeita, mas sempre começo a planejar uma viagem buscando informações em blogs. Se você ainda não conhece, entre no http://www.hotelcaliforniablog.com. A Maryanne tem um ótimo conteúdo sobre Sf e região e vai te ajudar bastante. O próximo passo é definir o período, decidir aonde você quer chegar e de onde você quer partir para comprar as passagens. Feito isso, pesquise sobre as cidades, decida quanto tempo vai ficar em cada uma e reserve os hotéis. Por fim, pesquise os restaurantes e passeios e boa viagem!

  1. Bom dia. Estou indo em Maio para a Califórnia vou ficar e conhecer a minha cunhada que mora em São Francisco, mas eu gostaria de seguir viagem para San Diego com meu marido, só que nosso inglês é o básico do básico, será que agente consegue se virar? Você recomenda fazer as reservas dos hotéis antes ou conforme agente para na cidade é possível encontrar algum?

    • Silvia, dá pra se virar sim. Muitas pessoas falam espanhol e sempre existe a possibilidade da mímica!rs
      Eu recomendo ir com todos os hotéis reservados, ainda mais se vocês não falam inglês. Vocês irão poupar bastante tempo e na maioria das vezes vão encontrar melhor custoxbeneficio.
      Espero ter ajudado,
      Caru

      • Oiiii! Estou pensando em fazer um intercâmbio de 1 mês na Califórnia mas não sei em que lugar ficar… Vc tem alguma sugestão ou algum resumo básico de cada lugar? San Diego, SF, LA? Obrigada.

        • Lorenna, que deliciiiiaaa ficar um mês na Califórnia. Se você der uma lida no blog,vai encontrar nossas impressões sobre essas cidades. Eu gostei mais de San Francisco, e sempre penso que se fosse para fazer intercambio escolheria lá. Porém, lá é mais frio e venta bastante. Los Angeles é muito confusa, cheia de Freeways e tudo você tem que fazer de carro, não seria uma opção pra mim. San Diego é bacana e mais quente que San Francisco. De uma olhada também nas opções do Orange County, gostei muito de lá, as praias são lindas e tem bastante gente jovem.
          Depois vem aqui contar pra gente o que você decidiu e como foi sua experiência. Beijos!

  2. Heey!

    Eu já fechei um Intercâmbio para Santa Barbara, do dia 05/09 até 03/04, não sei se é a melhor cidade, porem foi a que mais me chamou atenção e me identifiquei mais pelo que pesquisei por aqui… Tem alguma dica ou informação sobre a cidade e tudo mais ou ao menos algum lugar que eu possa ver com detalhe e seja bem a realidade de lá mesmo?? Ahh optei por ficar com a Host Family, também não sei se foi o melhor :S

    Valeeeuuu

  3. Bom dia! Estou comecando a planejar uma viagem para los Angeles e san Diego em janeiro de 2015. Eu , meu marido e minha filha de 5 anos. Voce teria blogs para me indicar e me ajudar nesse planejamento? Obrigada

      • Claro, comecei a acompanhar o blog de vcs, e so depois de escrever essa mensagem vi que tem dicas para toda california. Como vou com uma crianca pequena e queremos ir a parques tambem, achei que nao falassem sobre isso. Acham muita loucura ir em janeiro por conta do frio? So posso viajar nessa epoca… e gostaria muito de ir! Voces tem dicas de hoteis com cozinha completa em San Diegi e Los Angeles?

        • Flavia, como você pode ver aqui no Blog, em Los Angeles nós ficamos em casas que reservamos pelo Wimdu e pelo Air BNB, essa não seria uma boa opção pra vcs? Em San Diego o hotel que ficamos tinha só microondas e frigobar.
          Não tem problema, a gente vai se entendendo!! Bjos

          • Bom dia Caru, estava consultando no air BNB e encontrei algumas opções interessantes. Voce sabe me dizer se esse site so aluga quartos ou aptos inteiros tambem? Obrigada

          • Oi Flavia.
            No Air Bnb você encontra tanto quartos quanto apartamentos e casas inteiras.
            Boa sorte!

  4. Bom dia! Estou querendo viajar em dezembro para Califórnia com emu namorado. Estamos querendo fazer um mochilão msm, vamos ficar uns 20 dias, compensa ir até Las Vegas de carro? O que você aconselha? Queria dica de hospedagem barata tb. Obrigada!

    • Grazielle,
      eu acho que compensa! Adorei Vegas e acho o trajeto lindo e uma experiência muito legal.
      Um hotel em Vegas que tem preço bom aliado a boa localização e estrutura é o Flamingo. Vc já deu uma olhada?

  5. Boa noite!
    Estou planejando uma viagem pra california em janeiro/15 e to gostando muito do seu blog, parabéns! Ele é muito completo e organizado!

    Uma dúvida, vocês foram de avião pra sf e voltaram pro Brasil por las vegas. Compensou ou ficou bem mais caro? Há um economia enorme de tempo, mas o preço compensou?

    Muito obrigado!

    • Obrigada Pedro.

      Então, nós pegamos as passagens por milhas e o valor foi mesmo. Não sei se para passagens pagas em dinheiro o valor aumenta ou não. Mas dependendo da diferença eu acho que vale super a pena. Pense que caso você opte por chegar e partir da mesma cidade perderá quase um dia de viagem, fora a gasolina, aluguel do carro e desgaste fisico. Se nós tivessemos ido e voltado por Sf, por exemplo, teriamos que de Lv ter voltado por um trajeto que nos tomaria entre 7 e 8 horas, quase o dia todo e bem cansativo!

      Pense nisso!

  6. Bom Dia!!
    Estamos ansiosos para a nossa viagem a Califórnia!!! rs com passagens compradas para 21/01/15 e retorno dia 05/02/15. Eu, meu marido e minha filha de 9 anos…

    Nesse período é muito frio?

    Nosso primeiro destino é San Francisco onde queremos alugar um carro e fazer toda a costa… nosso retorno é por Los Angeles…

    Não sei em que cidades parar para a viagem não ficar cansativa…

    Vc tem como nos ajudar?

    Queremos levar a nossa pequena ate Anahein para conhecer a Disney também e ficar pelo menos 3 dias em Las vegas e 3 Dias em Los Angeles…

    Parabéns pelo Blog.

    Eliane

    • Olá Eliane!
      Nessa época é frio sim, mas não chega a nevar na costa, como em outros Estados dos Eua.
      Para ter uma idéia de roteiro visite a ba “Nosso Roteiro”, lá a gente explica o trajeto que fizemos e as cidades que paramos.
      Beijos

  7. Acompanho seu site desde o final do ano passado! daqui 20 estou indo com meu marido por uma road trip geral na califa! San Francisco, mapa valley, sacramento, lake tahoe, yosemite, mamoth lake, Vegas, san diego, LA, Big Sur e san Francisco pra voltar pro Brasil! E suas dicas me ajudaram bastaaaaante! Mas queria uma dica do 4 de julho em LÁ! Vc tem alguma sugestão? Obrigada!!

  8. Oiii, estou acompanhando seu site e amando as dicas…
    Preciso de ajuda, pretendo ir para Cali em Setembro, eu e uma amiga. Queremos chegar em SF e ir de carro até LA, vc acha que conseguimos fazer isso com 15 dias, o que nos sugere? Seria melhor pegar um voo de San Diego para LA?

  9. Carolina, bom dia. Via google achei o seu blog e achei as dicas muito boas, por isso peço uma ajuda sua para tentar limitar um pouco meu rorteiro.

    Pretendo ir com minha esposa para Las Vegas no fim do ano, mais precisamente para um show do Rod Stewart dia 05/11. Ai, aproveitando, estenderíamos a viagem para Sao Francisco e arredores, totalizando uns 15 dias no total.

    A nossa ideia é deixar Las Vegas pro fim, iniciando a viagem por Sao Francisco (ou Los Angeles?) no fim de outubro.

    O meu problema no momento é tentar definir um roteiro-base, pois há muita coisa a se ver fora das grandes cidades citadas e não quero perder grandes oportunidades estando lá. Vamos às principais dúvidas:

    – hoje imagino ficar uns 3-4 dias em LV e uns 5 só em SF. Ai o grande problema é definir até onde mais ir…

    – estender a viagem a Los Angeles pela costa da California vale muito a pena? Acredito que lá no “norte” tem muita coisa legal para fazer que preenche bem o resto da minha viagem (Canyon, Yosemite, Lake Tahoe, Napa Valley, etc)

    – vale a pena ficar hospedado por exemplo em Yosemite, no Canyon, Napa Valley, Carmel, etc. ao invés de ficar fazendo bate-volta saindo de Sao Francisco ou Las Vegas?

    – o trajeto Sao Francisco-Las Vegas ou Los Angeles-Las Vegas de carro fica num preço bom quando comparado com o avião? Da na mesma? Uns dizem que a viagem no deserto é sem graça, outros gostam…fica difícil escolher! (a viagem pela costa, se eu a fizer, é sensacional de forma unânime)

    Obviamente o roteiro da viagem depende muito dos gostos de quem a faz (por exemplo, não surfamos e vamos numa época onde começa a esfriar…). Se você puder ajudar em qualquer coisa, agradeço muito e imagino que muitos leitores que pensam em ir pra lá também o farão!

    • Jairo, vamos lá!
      Concordo com você que no Norte tem bastante coisa legal para fazer. Eu não conheci boa parte das cidades e lugares que você citou, pois optamos por fazer a viagem pela costa. Isso é questão de gosto. Eu não trocaria Santa Cruz por Napa, ou Santa Barbara pelo Yosemite em uma primeira viagem (mas pretendo conhecer esses lugares da próxima vez). Mas isso é por que sou apaixonada pelo mar e pela praia. Se você gosta de vinhos, boa gastronomia, parques,paisagens e trilhas ficará muito bem só nos arredores de SF. Como você mesmo disse vocês não surfam e a epóca que vcs vão estará mais frio. É uma outra viagem, não é mesmo?
      Quando a hospedagem, eu traçaria um trajeto de SF, que passasse por Napa e depois pelo Yosemite e seus outros pontos de interesse (não sei a ordem ao certo, de uma olhada no Google Maps) e iria pernoitando pelo caminho. Não faz sentido ir-voltar, ir-voltar toda hora. No Grand Canyon, isso já depende do tempo que você quiser passar por lá. Se você for de carro e dirigindo, indico uma pernoite, pois o caminho é longo. Mas você também tem as várias opções de passeios que levam até lá.
      Se você acabar optando por conhecer a costa a melhor opção é começar por San Francisco, assim você vai percorrer a estrada até LA do lado direito da pista, com o Oceano Pacífico e as vistas mais lindas do seu lado. Além disso, LA fica mais perto de LV, seu próximo destino, do que SF.
      Para ir a Vegas de San Francisco, eu não sei qual a melhor opção. O trajeto é mais longo do que de LA e eu não conheço a estrada. Já de LA, eu indico a opção do carro. Nós amamos a viagem e como eu disse no post que descrevo o trajeto, não iria de avião de maneira alguma, pela beleza da estrada, mas também por que acho que não vale a pena ir até o aeroporto, despachar bagagens (lembrando que voos domesticos tem franquia bem menor do que voos internacionais), fazer check in… Enfim, o tempo total vai ser quase o mesmo e você vai perder a beleza do deserto.
      Espero ter ajudado!
      Bom planejamento, bom show (é no dia do meu aniversário!!!) e boa viagem!

  10. Gostaria de saber se alguem já fez o roteiro los angeles, california e depois partiu pro México, pois quero esse roteiro para o ano que vem, mais como é meu primeiro mochilão estou perdida! obrigada

  11. bom dia

    vou fazer o roteiro SF-LA-LV de carro em outubro e peço sua ajuda com duas dicas super importantes para as quais tenho tido dificuldade em conseguir respostas definitivas:
    – além dos shows, quais programas recomenda-se que sejam reservados pela internet antecipadamente (pelo custo e/ou pela chance de não conseguir in loco), sejam eles nas 3 grandes cidades citadas ou nas da Highway 1 (Carmel, Monterrey, Santa Barbara, etc.). ex: Alcatraz by night em SF…
    – para as cidadezinhas da Highway (pretendo passar 2 noites em Carmel/Monterrey, 1 em Santa Barbara e 1 em San Luis Obispo), recomenda-se sair do Brasil com os hoteis já reservados ou é melhor deixar o roteiro em aberto. Pretendo gastar por volta de USD200/dia e estou receoso de me amarrar num roteiro com tantas variáveis que esse passeio oferece, mas por outro lado tenho medo de chegar lá e perder muito tempo procurando hoteis com vagas que apresentem bom custo/benefício (fora o fato que não sei se terei acesso ao 3G fora do Brasil, o que dificultaria essa procura…)
    Muito obrigado antecipadamente!

    • Oi Jairo. Vamos lá:
      – Assim que eu me lembro de cabeça Alcatraz, os shows de Vegas e também os parques de Los Angeles e Anaheim (pelo preço mais em conta).
      – Nós tinhamos essa mesma dúvida e no fim acabamos indo com tudo já reservado. Foi a melhor coisa que fizemos, pois garantimos o melhor custo beneficio e ainda economizamos tempo.
      Boa viagem!

  12. Boa noite, estou planejando fazer uma roud trip para california em janeiro de 2015 e gostaria de saber uma sugestão de roteiro para minha viagem de forma que eu consiga conhecer os principais pontos turisticos da california (gostaria de visitar san diego, san francisco, los angeles, las vegas e etc) em 2 semanas. Obrigada.

    • Leticia, de uma olhada no nosso roteiro e tire alguns dias das cidades maiores e as cidades pequenas que não te interessam. Essa decisão é bem pessoal e só pode ser feita por você. Bom planejamento!

  13. Olá Carolina, como vai? Parabéns pelo Blog, está de parabéns!
    Vou viajar com dois amigos para a CA do dia 31/07-12/8.
    Você acredita ser uma boa época do ano?
    Faremos uma programação Las Vegas-San Francisco-LA, descendo a costa de carro. Pretendemos ficar aproximadamente 3 dias em cada cidade, aproveitando ao máximo.
    Como nosso tempo é curto, vc sugere alguma reserva para evitar contratempos?
    Ou uma atração mais mainstream?
    Obrigado desde já pela ajuda!

    • Olá Thiago! Sim, essa é uma ótima época, mais ou menos o mesmo período em que nós fomos.
      Como é alta temporada recomendo fortemente que vocês já reservem todos os hotéis e atrações mais concorridas, como o Alcatraz Tour, em Sf, e os shows de Las Vegas.
      Boa viagem e aproveitem!

  14. Gostei muito do blog!!!! E preciso de um help. Tomei coragem e decidi viajar sozinha para Califórnia em novembro chegando por San Francisco e retornando por los angeles. Fico um mês e com muita vontade de conhecer tudo que o tempo me permita. Voce acha que o frio é muito intenso para conhecer os parques (Yosimite e o das sequoias)? Existem excursões? Tenho receio de alugar carro sozinha e me aventurar pelas estradas. E o Gran Canyon, quantos dias? Pelo que tenho lido não vale a pena fazer um bate volta de Las vagas.
    Abraços

    • Que legal Elizabeth! Acho que vai estar frio, mas os parques ficam lindos nessa época. Devido a neve, acho que não é bom mesmo você ir sozinha! Não conheço nenhuma excursão, mas deve existir. De uma procurada no Google. Com relação ao Grand Canion, a melhor opção pra vc é um bate e volta! Existem opçlõpes de ônibus e helicoptero partindo de Vegas. Para ir e pernoitar você teria quer ir de carro e não sei se vale a pena sozinha! Bjos e Boa Viagem!

  15. Olá, vou fazer intercâmbio para San Francisco, passar 6 meses..E tenho uma amiga que esta em nyc e me chamou para ir chegar antes da data prevista para podermos conhecer a california( las vegas -los angeles-santa barbara) Eu iria antes direto para las vegas que ela estaria la e ficaríamos 4 dias em las vegas, alugaríamos um carro e depois 1 dias em los angeles e 1 dia em santa barbara, de santa barbara para san Francisco eu pegaria um GreyHound, pois elas iriam voltar para vegas de carro. Eu não falo muito inglês, você indicaria? ou vou ter outras oportunidades nesse período? O que está pesando p mim é a companhia claro e que em las vegas não vou ter custos com hospedagem pois, vamos ficar na casa de um amigo.

    • Carolina, é super válido você fazer essa pré viagem com seus amigos! Vai ser ótimo pra vc se sentir mais segura tanto com a língua quanto com o lugar! Boa sorte, boa viagem e depois volta aqui pra nos contar como foi!! Bjo

  16. Boa tarde!!
    Eu gostaria de saber se você acha que compensa fazer essa viagem de carro SF-LA no mês de janeiro! Li em vários locais que o frio é intenso e estou com medo das estradas, de chuvas e tempestades! E tenho receio de não valer a pena,,, o quanto esse inverno “atrapalha” nas belas paisagens da costa?? Você possui tais informações para me ajudar?? Muito obrigada

    • A costa da Califórnia é sempre fria. Fomos no alto verão e mesmo assim não conseguimos aproveitar a praia! A graça da viagem está nas paisagens, e se o dia estiver ensolarado e bonito, não terá problema! Já se estiver chovendo, ficará meio comprometido, mas isso é impossível de prever, mesmo no verão! Boa viagem!

  17. Quero ir pra California visitar minha cunhada, mas to perdida com passaporte.. viagem tudo, ela esta em San Diego… por onde devo comecar, nao tenho passaporte, nada! Quero ficar uns 20 dias, oq vc recomenda?

  18. Olá! Você tem ideia de quanto de dinheiro preciso levar para passar 01 mês em San Diego? Já tenho hospedagem fora deste custo. Quero fazer alguns passeios nas cidades próximas e irei comer fora todos os dias…Abraço

    • Flavia, isso é tão relativo.
      Pesquise os valores dos restaurantes e os passeio que quer fazer e tire uma média. Não esqueça de incluir o transporte, além de gastos eventuais com remédios, água e etc! Beijos

  19. Ola estou querendo fazer intercambio de um mes final do ano e pesquisando gostei mto de santa monica que eh do lado de los angeles. Voce conhece teria alguma escola de ingles pra indicar ? Sabe se consigo me matricular no high school? E quantos meses antes tenho que tirar o visto americano? Obrigadaa sao mtas duvidas kkkk

  20. Pretendo ir para San Diego em junho ou julho achei uma passagem com preço ótimo. Gostaria de saber em media quanto eu devi levar? Tenho conhecidos lá e já facilita pois não pagarei em hospedagem.

    • Mayara, ess pergunta é muito pessoal e relativa! Nâo tem como mensurar, por que depende muito do que você vai querer fazer! Qual meio de transporte vai utilizar? Que passeios vai fazer? Quantos dias vai ficar? Quanto está disposta a gastar por refeição? Vai fazer compras? Responda essas perguntas e monte uma planilha para ter uma noção! Boa viagem!!!

  21. Olá a todos!
    Gostaria de uma sugestão pois pretendemos ( eu, meu marido e minha filha) ir em janeiro/15 para São Francisco. Porém o plano é chegar e voltar por SF. Uma ideia é pegar o carro e fazer um trecho da highway….O que vc sugere para esse trecho? Ir até aonde? Pernoitar onde? Quantos dias precisaria para isso? O que seria mais imperdível na rodovia? E em São Francisco quantos dias ficar?
    Desculpe tantas perguntas, mas estamos ainda confusos…e você tão gentil…
    Muito obrigada e parabéns pelo blog
    Lana

    • Lana, tudo isso é tão pessoal…
      Vc já deu uma olhada na aba Nosso Roteiro? Lá você encontra todos os posts organizados e consegue ver o que acha interessante.
      Quantos dias vcs irão ficar?
      Eu acho que a primeira opção é ir até Carmel e a 17 Mile Drive, se tiverem poucos dias e quiserem fazer algo mais rápido. Mas vocês podem também ir até Santa Barbara ou Los Angeles, para passar pelo Big Sur. Mas aí precisam de mais tempo, pelo menos uma semana para o trajeto fora os dias que irão ficar em San Francisco.
      De Sf tem muitos lugares legais para fazer bate-voltas, como Napa, Half Moon Bay, e até o Yosemite Park. Vocês podem nós se hospedar por lá e mesmo assim conhecer bastante lugares bacanas.
      Depende quais são seus interesses e do tempo que terão.
      Bom planejamento e curtam muito a viagem!! Beijos!

      • Oi Caru !
        Então, ficaremos de 8 a 9 dias no total…Então para a estrada pensamos em dispor de 3 a 4 dias…então até Los Angeles não daria mesmo…E para São Francisco, qual a sua sugestão de dias para conhecê-la?
        Pergunto isso pois apesar de pouco tempo ( sempre temos pouco tempo para nossas viagens) não gostaria daquela viagem só na correria…Aceito suas sugestões: para vc o que é imprescindível para se conehcer por lá?
        beijos e obrigada,
        Lana

        • Lana, sou dessa opnião também, é melhor conhecer poucos lugares, sem correria.
          Com 9 dias eu ficaria 4 ou 5 em SF (depende se vocês vão querer fazer um passeio para fora da cidade, como Napa ou Yosemite) e seguiria com direção a LA. Pararia para dormir em Carmel e depois em Santa Barbara e passaria o resto do tempo em Los Angeles. Mas é bem pessoal mesmo, vc tem que ver que passeios quer fazer. Só fique atenta para comprar as passagens chegando em SF e saindo de LA.
          O que acha?

  22. Olá! Vou fazer uma road trip pela California na próxima semana… Como meu tempo está curto e pretendo incluir Vegas no roteiro, pretendo fazer SFO até LA em duas etapas, parando para dormir em San Luis Obispo… O que você acha? Obrigado!

    • Acho que se você fizer assim vai perder a parte mais legal da viagem, que são as cidadezinhas litorâneas. Mas se a sua intenção é conhecer só as cidades grandes (SF, LA E LV, dá para fazer tranquilo. Você vai dirigir mais ou menos 5 horas cada dia.

      Boa viagem!!!

  23. Olá caru!

    Enfim fechei LV (4 noites) x LA (5 noites) para maio/2016.
    Já estou com hospedagem, hotel e aluguel do carro pagos.
    Minha duvida é com relação a grana, qto levar?
    Não sou rica, nem procuro programas sofisticados. A maioria das dicas peguei aqui no blog de vcs.

    beijosss

  24. estou me mudando pra Los Angeles semana que vem, quem quiser ver como tudo é, como conseguir trabalho, fazer perguntas, adiciona no snap: fernandocesarrr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>