Como planejar sua viagem para a Califórnia em 10 passos

Uma das minhas partes preferidas em uma viagem começa muito antes da chegada ao aeroporto. O planejamento é o momento aonde descobrimos os lugares maravilhosos que iremos visitar e criamos o desejo e expectativa que irá permear todo o momento mágico e inesquecível que é viajar.

Se você está lendo esse blog é muito provável que você esteja vivendo essa fase. Começando pela escolha do destino, passando pela compra de passagens e reserva de hotéis, até a escolha dos passeios e lugares que você vai visitar, o planejamento é, ao menos para mim, fator determinante no sucesso e aproveitamento da viagem.

Não estou dizendo que isso precisa virar uma obsessão e que você deve planejar tudo hora a hora, mas o mínimo de programação e conhecimento sobre o lugar otmiza o tempo, evita gastos desnecessários, perrengues, estresses e decisões de última hora. Esse planejamento já foi motivo de muita discussão aqui em casa, mas depois da segunda vez, o Gui se convenceu que as viagens ficaram bem mais legais e proveitosas assim.

Segue abaixo minhas dicas para como planejar sua viagem para Califórnia em 10 passos, baseada nas perguntas mais freqüentes que recebo por aqui.

1. Decida quantos dias vai durar sua viagem

Calendario-de-Feriados-2014

Vamos partir do principio que quanto mais dias melhor, mas a realidade as vezes não condiz com a nossa vontade. Se você tem até 5 dias de viagem, se restrinja a uma região  – San Francisco, Los Angeles, San Diego ou Las Vegas. Se você tem de 7 a 10 dias dá para combinar duas regiões próximas  – San Francisco e litoral até o Big Sur, Los Angeles e Las Vegas, San Diego e O.C., Los Angeles e O.C., Los Angeles e San Diego. Entre 10 e 15 dias dá para fazer uma boa parte da costa, como o trajeto de San Francisco a Los Angeles, mas eu ainda acho que fica apertado descer até San Diego. Com mais dias que isso dá pra conhecer de tudo um pouco e o trabalho vai ser só decidir quantos dias passar em cada lugar.

2. Compre as passagens de avião pensando no seu roteiro

c5d67936f53930b49da752f79fe2db2b

A California é um estado grande e quando você decide fazer uma viagem para lá tem que ter uma coisa em mente: não é como ir para Nova Iorque que você chega e vai embora pelo mesmo aeroporto. Se você pretende ir para SF, LA e LV e comprar passagens de ida e volta para LA, vai gastar bastante tempo e dinheiro tendo que “voltar” a cidade de origem. O ideal é chegar numa ponta do seu trajeto e ir embora pela cidade final. Se você pretende percorrer a HWY 1, a minha dica é chegar pela cidade mais ao norte -normalmente SF – e ir embora pela cidade mais ao sul – que de maneira geral é San Diego, mas vai depender do seu roteiro. Isso porque se você descer a costa, vai ter o Oceano Pacifico do seu lado na estrada e isso além de proporcionar uma melhor visão, facilita bastante na hora das paradas. Se você pretende ir também para Las Vegas, precisa decidir se vai fazer isso no começo ou no fim da viagem – não é muito inteligente sair da California, ir para Vegas – que diga-se de passagem fica em outro estado – e voltar para California de novo.

3. Decida quais cidades vai visitar e quantos dias vai passar em cada uma delas

slideshow_4

Agora que você já sabe quantos dias tem para viajar e por onde vai chegar e partir falta decidir quais cidades vai conhecer. É nesse ponto que entra o SEU planejamento, extremamente pessoal e único. Recebo muitas perguntas referentes a esse tópico e sempre dou a mesma resposta: “Essa decisão só cabe a você.” Porém não é uma decisão fácil. Primeiro você precisa pesquisar quais são essas cidades e o que há de interessante para se fazer em cada uma delas – eu tinha um caderninho divido por regiões (San Francisco e arredores, Monterrey e Carmel, Big Sur, Santa Barbara, Los Angeles, OC, San Diego e Las Vegas) aonde eu anotava cada informação interessante que eu achava. De modo geral, recomendo entre 3 e 5 dias para as cidades maiores – SF, LA, SD e LV – e o restante vai do interesse de cada um.

4. Conheça o mapa da Califórnia

d20ac227b9fb4ccbc09bac5568056bba

Você precisa conhecer o mapa da California para planejar com excelência a viagem – no próximo post vou dar dicas de como usar o Google Maps. Não tem como planejar uma Road Trip se você não sabe a localização dos lugares que deseja parar, ou quanto tempo demora para ir de uma cidade para outra. Passe umas duas horas olhando para o mapa que você vai ver como fica mais fácil. San Francisco, Half Moon Bay, Santa Cruz, Monterrey, Carmel, Big Sur, San Simeon, San Luis Obispo, Santa Barbara, Ventura, Morro Bay, Los Angeles, O.C. (Anaheim (Disney), Huntington Beach, Newport Beach, Laguna Beach, San Clemente (Trestles)), San Diego: essa é a ordem das cidades de norte a sul. Mas você precisa saber mais do que isso para montar o roteiro.

5. Reserve os hotéis

Unknown

Muitas pessoas me perguntam se reservamos nossos hotéis com antecedência ou se deixamos para decidir lá e fazer uma viagem mais livre. Ficamos com essa dúvida também e acabamos optando pela primeira opção. Acho que reservar os hotéis com antecedência garante opções com melhor custo beneficio, além da economia de tempo durante a viagem. E tempo na viagem é o nosso bem mais precioso. Quem já ouviu alguém falar “Dormir? Não, dormir em dólar é muito caro!” ? O mesmo fale para tomar decisões e procurar hotéis. Atualmente existem centenas de opções para efetuar as reservas: agencias on-line, o Trip Advisor com centenas de reviews, o Air BNB aonde você pode alugar quartos e apartamentos inteiros, além dos sites dos próprios hotéis – a melhor opção para finalizar suas reservas sempre que possível, já que contam com mais flexibilidade nos preços, datas e escolha do quarto.

6. Pesquise por restaurantes

Open-Table-for-iPad-on-mevvy.com_

Como disse em um dos tópicos acima, criei um caderno, dividido por regiões, aonde eu anotava todas as informações bacanas que conseguia, e isso incluía os restaurantes. Depois que você já sabe a região que irá se hospedar é legal pesquisar por restaurantes próximos. Seu hotel serve Café da manhã? Se não, procure opções pela região. Anote opções de almoço próximo aos pontos que você pretende visitar e também restaurantes bacanas para o jantar. É sempre bom já ter essas cartas na manga na hora de decidir aonde ir. Se quer visitar restaurantes concorridos, baixe o app do Open Table no celular e se programe para fazer a reserva com pelo menos um dia de antecedência, assim você não amarra sua programação.

 

7. Faça uma lista com os pontos de interesse e passeios

images-2

Nessa fase do planejamento você já tem quase tudo decidido e chegou a hora de curtir. Pesquise os lugares que você gostaria de visitar e reserve os passeios mais concorridos – como shows em Las Vegas e o tour de Alcatraz em SF. Veja quais os possíveis Outlets a serem visitados e imprima os cupons de descontos disponíveis nos sites. Monte seu roteiro dia a dia e tenha em mente que não é preciso segui-lo minuciosamente durante a viagem, mas é muito bom acordar e já ter idéia do que fazer. Lembre-se de agrupar os passeios por região: se você vai para o bairro x, tente fazer o que há por lá de uma só vez.

6ab0d86550e12c445dfd73d3f6566e8b

8. Decida como você vai se locomover por cada cidade

060308-220.

Em San Francisco por exemplo, não vale a pena alugar um carro, pois o transporte público é excelente e os estacionamentos muito caros. Em Los Angeles, é praticamente impossível ficar sem carro. Depois de pesquisar e decidir quais serão suas opções reserve o carro e os shuttles.

9. Pesquise os itinerários e trajetos

Depois de decidir como se locomover em cada cidade é hora pesquisar os itinerários e trajetos. Se a opção for transporte público, pesquise se é melhor ir de ônibus, metro, taxi. Anote cada informação como o ponto, a linha e o tempo de viagem estimado. No caso de aluguel de carro, fique mais tranqüilo, já que o GPS vai fazer o trabalho. Porém, de uma olhada no trajeto, tempo de viagem e no caso das viagens mais longas, como a da costa, qual a melhor opção de trajeto. Se você quer ir de San Francisco direto pra Santa Barbara por exemplo e colocar isso no GPS, ele ira te mostrar o caminho pela I-5, e você vai perder todo o Big Sur e as paissagens lindas das praias. Você tem que armar uma estratégia para “enganar”seu GPS e fazer o trajeto que você quer e é mais interessante.


View Destino California in a larger map

10. Monte o seu próprio Guia

tumblr_m2wlqgWRpA1r2fceho1_500

Com todas as informações já coletadas, monte um livrinho com o seu roteiro final. Nele coloque informações dos vôos, reservas de hotéis e alugueis de carro. Monte o roteiro dia a dia, separe os pontos de interesse e restaurantes por cidade ou região. Anote as opções de itinerários do transporte público para cada lugar e dicas de como programar o GPS para cada trajeto. Imprima seu guia num formato reduzido, de maneira que fique fácil você carrega-lo pra cima e pra baixo, anexe os cupons de descontos e vouchers a ele.

BOA PLANEJAMENTO e BOA VIAGEM!

1c43e4331df0db5cd90efe92a548d38f

51 ideias sobre “Como planejar sua viagem para a Califórnia em 10 passos

    • André, boa idéia! Vou fazer essa lista! Por enquanto você pode acessar a categoria restaurantes e ver todos os posts onde falamos deles!! è só clicar ali do lado na Tag “Restaurantes”! Bjos

  1. Olá tudo bem ?
    legal demais o registro da viagem.
    Estou querendo ir em Maio/2015, estou saindo de BH, portanto está mais fácil ir para Miami e depois pegar o voo para Los Angeles ou Las Vegas, o que seria melhor, ir para Los Angeles e depois las vegas de carro ou ao contrário ?

    Obrigado

    • Carlos, na verdade tanto faz! Como nós fizemos a costa e a melhor opção é ir do norte pro sul, começamos em SF, descemos até LA e San Diego, e de lá fomos pra Vegas. Vegas é mais perto de LA do que SF, por isso a decisão de deixar por último! Analise seu roteiro para decidir! Obrigada, Caru!

  2. Olá Caru, quando você fez SF-San Diego? Eu estou indo 01/01/15 vou viajar por 21 dias. Pretendo fazer a mesma rota que você fez. Engraçado né, eu já havia me decidido por faze-la antes de ver seu post. Já comprei as passagens e reservei o carro. Agora estou decidindo as cidades que irei ficar para reservar os hotéis. Estou viajando com minha esposa e filha de 11 anos, e é lógico que passaremos uns dias em Anaheim. Você tem alguma dica para mim? A época que estou indo vai ser uma “gelada”?
    Parabéns pelo seu site.

    Marco Antonio

    • Marco! Eu fiz esse roteiro e agosto/2011. A época que você vai vai ser bem fria, mas pode ficar tranquilo que a viagem não vai ser uma fria não! Dá para aproveitar bem! Todas as minhas dicas estão aqui no blog, pesquise que tem muito material! Boa viagem e planejamento!

  3. Oi, gostaria da sua opinião: já comprei passagem para LA, mas alguns amigos falaram que dei mole e que devia ir para outras cidades.. Em 5 dias vale a pena fazer um bate volta pra algum lugar? ou melhor aproveitar por LA msm? Se sim, qual cidade? ah, vou no fim de dezembro de 2014.
    Obrigada!

    • Joana, as pessoas tem um pouco de preconceito com Los Angeles. Se você ler meus posts vai ver que tem bastante coisa pra fazer na cidade e você vai poder aproveitar todos os lados da Califórnia. Tem os parques (Six Flax, Universal e a Disney em Anaheim), as praias (Sta Mônica, Venice Beach, Long Beach Malibu etc) , as compras, o Farmers Market, os museus (LACMA, Griffith Observatory, Getty Center) fora os passeios tipicamente turísticos (Hollywood Sign,Calçada da Fama, Bervelly Hills, WAx Museum, etc). Se mesmo assim você ainda achar tempo pra sair da cidade dá para ir até o O.C (mas como vai estar frio não vale muito a pena) ou fazer um bate volta para San Diego de trem!
      Boa viagem, aproveite muito e depois volta aqui pra me contar como foi seu roteiro de 5 dias!

  4. Oi Caru!
    Adorei teu site e as dicas. Tenho pesquisado muuuito sobre a California, mas ainda não tenho data de viagem. Uma amiga que morou aí disse que é melhor ir lá por Maio, que antes disso é bem frio!!!
    Quero ficar uns 4 meses e conhecer tudo bem direitinho! Mas vou focar em San Diego e Los Angeles!
    Obrigada por compartilhar as dicas conosco! Teu site já entrou nos favoritos do meu planejamento aqui!!! =)

  5. Esses posts sobre a california sao perfeitos!Pesquisei por aqui antes de viajar em fevereiro deste ano. Minha dica pra fugir dos estacionamentos caros, ja que rodamos de LAX ate Sao Fco de carro (viagem liiiiinda demais), foi ficar hospedada em hoteis (com cafe da manha incluso e estacionamento gratis) em cidades vizinhas aos grandes centros, em alguns pontos da viagem. Fizemos todas as resevas e pagamentos adiantados pela internet e deu tudo certo!! Uma beleza, recomendo muito! Abco!!

  6. Olá Caru!!
    Adoreeei as dicas! Estou indo pra Califórnia dia 25/12 e fico até dia 20/01.
    Infelizmente, uma amiga me abandonou e vou viajar sozinha…estou com muito medo em relação ao transporte, pois gostaria muito de fazer a roadtrip de LA até San Francisco e parar em alguns parques nacionais. Você sabe se exitem excursões, ou até se rola de pedir carona (sou acostumada a pedir carona já aqui no RS, mas não sei como é nos EUA). Ah, e você fez o Grand Canyon?
    To com uma mistura de sentimentos sobre viajar sozinha…vai ser bom, mas sempre tem desvantagens (transporte, alguém pra compartilhar momentos, hotel)…

    • Oi Mayara!! Viajar sozinha é muito bom! Lá é super seguro e você vai ver como vc irá se sentir tranquila! A pior parte é não tem com quem dividir os momentos, mas como vc vai ficar bastante tempo acredito que vá conhecer outras pessoas e fazer amizades! Devem existir excursões sim, mas não sei ao certo. Entre no site dos parques que vc irá encontrar muitas informações e até fóruns onde de repente, pode até já conhecer pessoas que estarão lá no mesmo período. Durante a nossa viagem não vi ninguém pedindo carona, por isso acredito que não seja algo muito comum.
      Também não conhecemos o Grand Canyon, mas para lá tenho certeza que existem várias excursões, principalmente saindo de Vegas.
      Boa sorte e fica tranquila! Vai ser inesquecível! Por favor, depois que vc voltar me conta como foi!
      Caru

  7. Oi Caru,
    Estou indo para Los Angeles ficar 18 dias, vou vistar Las Vegas, Grand Canyon, San Franscico e por fim ficar em Los Angeles.
    Uma coisa que percebi é que os hoteis em Los Angeles são bem caros e os mais em conta são bem simples.
    Voce tem alguma sugestão de hotel bom e barato e bem localizado?
    Adorei seu blog!!!
    ^.^

  8. Bom dia Caru, tudo bem? seu site é sensacional e está me ajudando muitoooo a programar minhas próximas férias. Pretendo ir em novembro/15.

    Estava fazendo um rascunho de mapa e achei a distância entre Vegas para os São Francisco mto grande (8h30) e mesmo se eu for de Vegas pra LA (que já são 4h), ainda são mais 6h pra São Francisco ou mais 2h30 para San Diego (ai sim rsrs).

    Tem alguma alternativa melhor do que Brasil-Vegas para começar esse circuito? Com essa distância pra Sao Francisco, apesar de querer muito aproveitar a oportunidade estou achando muito distante e, confesso que não tenho muita paciência para viajar de carro (mesmo com as paisagens maravilhosas e estradas sensacionais). Será que tem algum vôo de companhia menor que faria algum desses trechos para facilitar? Muito obrigada! bjs e ótimas Festas!

    • Naia, você pode sim pegar um avião entre San Francisco e Los Angeles, mas aí vai perder a parte mais legal da viagem. A idéia de fazer esse trecho da costa é ir parando e dormir nas cidades que quiser conhecer melhor. Comece por SF e desça até Los Angeles parando em cidades como Santa Cruz, Carmel e Santa Barbara. Depois você decide se vai até San Diego ou se segue direto para Las Vegas, para aí retornar ao Brasil! O trecho entre LA e Vegas, pode ser feito de avião sem comprometer!

  9. Oi Caru! Tô adorando as suas dicas e também quero pedir umas… 😉
    Quero ir no inicio de Março pra San Diego, porém quero conhecer a Disney antes de ir pra San Diego. Você acha que vale a pena? Alguma dica de passagem aérea, ou outras opções? Aguardo. Bjs.

    • Monique, a Disney de Orlando é um pouco distante e não indico fazer essa dobradinha nessa viagem! Aproveite para conhecer a Disney em Anaheim, que foi a primeira e fica a cerca de duas horas de San Diego!

  10. Olá Caru!

    Parabéns pelo Blog. Comecei a pesquisar hoje mas já fiquei impressionado.

    Vou ffcar 27 dias na Califórnia – Out.15. Inicialmente pensei em ficar apenas estudando… Mas estou mudando de idéia… Talvez aproveite pra conhecer bem o Estado e ir praticando o English de leve.

    Vou ler todo seu material.

    Obrigado.

  11. Olá, tudo bom? Adorei seu site! Estou procurando dicas de o que fazer em 5 dias em Los Angeles e arredores. Estarei lá sozinha. Vou fazer a trip pela highway 1, de San Francisco até Los Angeles com amigos, mas eles logo vão voltar para casa, e eu ficarei mais uns dias… Estou com receio de ficar sozinha, e estarei sem carro tb… Estou pensando em ficar 2 dias em Anhein, na Disney, e depois ir para alguma praia… Como são ônibus entre as cidades, por lá? O trânsito é complicado, né? Abraços!

    • Priscila, como só fiquei de carro por lá, não sei te responder! Como você já terá conhecido La com seus amigos sugiro que você, depois de ir a Naheim, vá para o Oc. Huntington Beach, Laguna e Newport são praias lindas e as cidades são charmosas e amigaveis! Beijos e boa Viagem!

  12. Olá, tudo bom? Qual a melhor época do ano pra ir pra lá, que tenha um clima legal pra aproveitar as cidades, praia, parques, enfim…

    Obrigada, bjos:)

  13. Olá Caru. Gostei muito das suas dicas. Estão me ajudando muito. Iremos para California em outubro, sendo fundamental a passada na Disneyland, pois vamos com nossa filha de 10 anos. Fiquei com muita vontade fazer a road trip de San Francisco a LA mas fica muito mais cara a passagem, comprando a ida e a volta separadas…será que consigo fazer de outra forma, indo e voltando por LA ou por SF? Ou vou perder muito tempo e não vale a pena? Ficaremos 15 dias. Obrigada!

    • Denise, dá sim para fazer, tranquilamente! A melhor opção é chegar e ir embora pelas cidades diferentes, mas você pode se planejar para fazer diferente… O trajeto entre SF e LA pela I-5 (que é a via mais rápida) demora cerca de 5h. Chegue por Sf, desça para LA e volte em um voo que saia mais tarde de SF, assim vcs não precisam dormir na cidade! Só vale prestar atenção se a economia nas passagens vale a pena pela diária do carro, gasolina e tempo gasto! Boa viagem!

  14. Ola….
    Estou amando as dicas sobre a California.
    Estou pesquisando hotéis em LA e estou achando bem caro, principalmente na região de Sta Monica.
    Vi que próximo ao aeroporto, tem hotéis bacanas baratos. Vcs indicam ficar hospedado nessa região e de carro para cada dia ir até algum ponto turístico de LA?
    Pensamos em ficar uns 5 dias e depois mais uns 4 em Vegas.
    Obrigada

  15. Bom dia Caru, tudo bem?
    Estou querendo passar 2 semanas na California com o meu namorado, já que ele está fazendo um intercambio de 3 meses lá. Como já conheço a costa, gostaria de ir para lugares diferentes, como o Grand Canyon. Você tem mais alguma sugestão? Além disso, tem alguma ideia de quanto é o gasto médio para passar 15 dias viajando pela CA?

    Obrigada!!

    • Nicole, gasto é muito relativo! Só você consegue saber o nível de hotéis, restaurantes que pretende utilizar, se vai querer alugar carro, andar de transporte público, fazer passeios caros ou baratos. Todas as nossas sugestões de passeios estão aqui no blog! Explore e leia os posts. Boa viagem!!

  16. Olá Caru, sua dicas muito elucidativas e ajudam muito aqueles que estão como eu à beira de viajar e querendo um help para aproveitar ao máximo esses dias de férias em tempo de dólar matando a R$3,80!!! Vou para um Congresso e tenho poucos dias, vou ficar fixo de 17 a 22 de set em San Diego, queria algumas dicas de programas imperdíveis na cidade e uma dica, nós estamos em dúvida se vamos para Sao Francisco, Los Angeles ou até mesmo Las Vegas, pois só temos 1 dia, seria um bate-volta, para SF e LV teria que ser de avião e LA poderia ser de trem? pq nosso voo para retorno Brasil é de San Diego. O que vc acha mais interessante, eu já conheço LV, mas minha esposa não. Tenho amigos que me falaram bem e mal de SF e LA, assim fiquei na dúvida, achei Vegas bem exciting! Mas é longe e cara! Help!!! Obrigado desde ja!

    • Henry, as dicas de San Siego, estão por aqui. É só procurar por San Diego lá em cima, na caixa de busca!!
      Para um bate e volta de San Diego, eu indicaria no máximo LA,mas mesmo assim acho perda de tempo. O trajeto entre as cidades demora cerca de duas horas e só vale a pena se vocês quiserem muito ver algo em especifico! San Diego é uma cidade linda e super plural, vocês terão muito para conhecer por lá. Se quiserem mesmo sair da cidade eu alugaria um carro e iris para o Oc conhecer as parais, que são bem legais!

      Boa viagem!

  17. Adorei as dicas! Estou em planos de ir sozinha para SF, sou casada mas meu marido n conseguiu conciliar as férias com as minhas, e eu não queria perder a chance pois não temos expectativas de tirar férias juntos de novo. Uma pena, mas faz parte, bom mesmo é ter emprego pra pagar as viagens né? rs.
    Estou com algumas dúvidas, tenho um pouco de medo que essa viagem não tenha muito o meu perfil, mas é a primeira sozinha para fora do BR e vou arriscar mesmo assim.

  18. Olá Caru, minha viagem será em outubro e estou indo sozinha. Entro e saio por Los Angeles, obrigatoriamente tenho que ficar lá por uns dias quando chegar, portanto gostaria de fazer a costa de carro, mas tenho que subir e descer, não tenho a opção de começar por SF; Você acha muito sacrificio fazer essa caminho ida/volta? você acha interessante pegar o carro numa cidade e devolver em outra?

    • Let, não diria sacrifício. Rs A estrada é linda e jamais poderíamos dizer isso. Mas, será um “tempo perdido”.
      Não tem problema nenhum subir, é só que, quando se tem a opção o melhor é fazer o contrário. Se você quiser pode ir de La até SF pela I5 (o caminho mais rápido e descer. Ou suba pela Hwy 1 e volte pela I5.

      Boa sorte!

  19. Olá, estou com dificuldades para montar meu roteiro, porque chego e saio por Los Angeles, vou ficar do dia 7 a 18 de fevereiro, quero muito ir a Las Vegas e ver o Grand Canyo, mas também adoraria incluir São Francisco e San Diego. Pensei assim que chegar em Los Angeles partir logo para Las Vegas, ficar dois ou três dias, partir para São Francisco ficar no máximo dois dias, descer para Los Angeles e dividir o restante dos dias com San Diego. Estou com receio de incluir São Francisco, porque de Las Vegas para lá é muito longe. Minha esposa não quer tirar Las Vegas do roteiro se for o caso tiro São Francisco, o que você acha, vale a pena tirar alguma cidade para deixar a viagem mas tranquila? Soube também que em Los Angeles, se não for para os parques e estúdios não precisa ficar muitos dias. Por favor me ajude. Obrigado!!!

    • Darlan, não dá pra fazer tudo mesmo. Vc vai ter que optar. Não adianta conhecer tudo e não conhecer nada não é? rs Vá para Las Vegas e aproveite o resto dos dias em Los Angeles, San Diego e arredores. E mesmo assim vai ficar um pouco apertado! Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>