Cinco de Mayo: a cultura mexicana na Califórnia

cinco-de-mayoCinco de Mayo, 1862. Data em que o exército Mexicano derrotou as forças armadas francesas na batalha de Puebla. No México o feriado é só reconhecido na própria cidade de Puebla. Já no território americano o dia é de festa e por todo o canto os descendentes de mexicanos aproveitam para celebrar sua herança e cultura.

A tradição se iniciou em cidades com grande número de imigrantes mexicanos – como Chicago, Houstoun, San Diego e Los Angeles –  e foi se espalhando até que em 2005 o Congresso Nacional declarou o dia oficialmente, solicitando que todos os lugares celebrassem a data.

A Califórnia – como um dos estados com maior número de imigrantes vindos do México – é sem dúvida o melhor lugar pra conhecer a tradição.  Já falamos aqui como várias cidades são influenciadas pela cultura do país vizinho e incorporam ao cotidiano a culinária, a arte, as cores, a música, a dança e a maneira de ser dos mexicanos.

Se você está com viagem programada para a data tente encaixar alguma visita a um dos eventos que acontecerão.  Com certeza você encontrará muitas cores e muita alegria.

Em San Francisco a festa acontece no bairro de Mission District – já fizemos post sobre o bairro aqui. A festa é bem familiar e o local tem capacidade para receber mais de 3000 pessoas.  Esse ano acontecerá no Sábado, dia 3 de maio, das 10 am as 6 pm, na Valencia Street, entre a 21th e a 24th St.

Unknown-5_Fotor_Collage

Mais informações: http://www.sfcincodemayo.com/

Em Los Angeles o local da celebração é a Olvera Street, em Downtown. A rua é famosa por abrigar festivais e eventos da cultura Mexicana. O evento dura o fim de semana todo e mais a segunda feira – de 3 a 5 de maio de 2014 das 10am as 10 pm.

Page 2

Mais informações: http://www.olvera-street.com/Calendar/calendar.html

Em San Diego o evento também dura três dias, e é o maior do sul da Califórnia. Serão quatro palcos com musica ao vivo, duas cantinas com comidas e bebidas, além de uma área especialmente reservada para crianças. Toda a estrutura será montada na Old Town – post aqui – a partir da sexta feira, dia 2 de maio, até domingo. Vale a pena conferir a programação, que é bem extensa e parece ser a mais organizada das opções.

page 3

Mais informações: http://www.oldtownsandiegoguide.com/cinco_de_mayo/cinco_de_mayo.html

Quem comparecer pode vir aqui contar no blog como foi!

Happy Cinco de Mayo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>