Hotel del Coronado

HotelDelCoronado-panorama

Do Maritime Museum seguimos em direção a mais uma parte da história de San Diego: o Hotel Del Coronado. Para chegar a ele é necessário percorrer a Coronado Bridge, que atravessa a baia de San Diego até a península que abriga a pequena cidade que dá nome a ponte. Charmosa e tranquila, a comunidade é possuidora daquela beleza típica das cidades de praia da Califórnia: ruas arborizadas, quintais floridos e o azul do mar completando a paisagem.


View Larger Map

No inicio da ponte vale a pena dar uma paradinha, ou ao menos dedicar os olhares, ao Chicano Park. O parque, que ocupa uma área de 8 acres em baixo da ponte, surgiu nos anos 70, depois de uma revitalização da área. A influência da cultura do povo mexicano, que ocupava o lugar em massa,  trouxe para o parque o que é hoje o seu maior trunfo, os murais. O movimento muralista teve inicio em 1910 no México e foi um dos mais importantes movimentos da arte popular do século, tendo como um de seus maiores expoentes o famoso pintor Diego Rivera. Hoje o parque abriga a maior coleção do país de murais ao ar livre – são 72 no total, entre antigos e novos – e você vai poder ver claramente a influência do movimento no graffiti dos dias de hoje.

Centenas de murais tomam conta da área conhecida como Chicanos Park.

Centenas de murais tomam conta da área conhecida como Chicano Park.

Não tem como não se encantar com as cores.

Não tem como não se encantar com as cores.

A vista de cima da Coronado Bridge – que é super alta para que os navios possam passar por baixo entre os pilares – também merece atenção. A esquerda você tem a visão do porto de San Diego, a sua frente a península cheia de pequenas baías e a direita o skyline da cidade.

Coronado Bridge.

Coronado Bridge.

O Hotel Del Coronado fica bem próximo a ponte, no canto esquerdo da Coronado Beach, eleita uma das mais bonitas da Califórnia.


View Larger Map

Quando foi aberto em 1888, o hotel era considerado o maior resort do mundo, ocupando uma propriedade de 28 acres. Passados mais de cem anos, o lugar mantém o luxo e o requinte, que aliados a aura única criada por sua história, fazem do hotel uma parada obrigatória para quem visita San Diego.

O Hotel, desde 1977, é considerado patrimônio histórico da Califórnia

O Hotel, desde 1977, é considerado patrimônio histórico da Califórnia.

A construção de madeira ao estilo Vitoriano tinha instalações extremamente luxuosas e modernas para época. Todas as dependências eram iluminadas com luz elétrica, havia uma máquina de gelo artificial, um salão de baile amplo e lindamente decorado além de suítes espaçosas e com vista para o mar. Tudo isso chamou a atenção de muitos ricos e famosos e o hotel ficou conhecido por receber hospedes notórios. Dezoito dos quarenta e quatro presidentes do Estados Unidos já hospedaram lá, entre eles Franklin D. RooseveltJohn F. KennedyRichard Nixon,  Jimmy CarterRonald ReaganGeorge H. W. BushBill ClintonGeorge W. Bush, e Barack Obama. Entre os famosos desde Thomas Edson e Charles Chaplin até Madonna, Brad Pitty e Oprah.

O Hotel em 1888, ano de sua inauguração. Foi lá, que a primeira árvore de natal com luzinhas externas foi montada.

O Hotel em 1888, ano de sua inauguração. Foi lá, que a primeira árvore de natal externa com luzinhas foi montada.

Chegando no hotel.

Chegando no hotel.

A famosa fachada.

A famosa fachada.

 

No interior, o luxo é o mesmo. Há restaurantes, uma 'padaria' e uma sorveteria. A aparência dos doces estava ótima.

No interior, o luxo é o mesmo. Há restaurantes, uma ‘padaria’ e uma sorveteria. A aparência dos doces estava ótima.

O hotel foi também cenário de diversos filmes e conquistou boa parte da sua fama através do filme Some Like it Hot (‘Quanto mais quente melhor’), rodado em 1958 e lançado no ano seguinte. Com estrelas como Jack Lemon, Tony Curtis e Marilyn Monroe no elenco, a comédia romântica foi um sucesso de crítica e bilheteria, se tornando um dos maiores clássicos do cinema.

Marilyn e seus companheiros de set.

Marilyn e seus companheiros de set.

Confesso que o fato do filme ter sido rodado lá foi o que mais impulsionou minha vontade de visitar o Hotel. Sou super fã de divas, e a Marilyn está entre as minhas preferidas. Por isso simplesmente AMEI a lojinha de souvenires do Hotel, que entre muitos objetos antigos interessantes, tinha centenas de itens ‘Marilyn Monroe’: desde livros com fotos, porta copos estampados, bolsas, relógios, lenços, esculturas… enfim, uma infinidade de coisas. Eu escolhi um livro de bonecas de papel – sabe aquele em que você recorta a roupa e veste no manequim? – com os figurinos mais lindos, importantes e conhecidos da diva.

Gift Store: Cheia de itens Marilyn!

Gift Store: Cheia de itens Marilyn!

A praia do hotel, a Coronado Beach, é bem bonita e rolam até umas ondinhas para iniciantes. Para quem estiver a fim de se hospedar lá prepare o bolso: as diárias não saem por menos de $270,00.

Coronado Beach: longa, com areia clara e mar azul.

Coronado Beach: longa, com areia clara, mar azul e algumas ondinhas.

Mais informações:

Hotel Del Coronado  – http://hoteldel.com/
1500 Orange Ave
Coronado, CA 92118

Uma ideia sobre “Hotel del Coronado

  1. Pingback: California Historical Landmarks: o que são e como encontra-las - Destino CaliforniaDestino California

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>