Old Town, um pedacinho do México na Califórnia

Depois de descansarmos um pouco no hotel saímos para buscar a Ana e seguir em direção ao que posso afirmar ser a minha parte preferida de San Diego, Old Town.

Localizado próximo a intersecção das rodovias Interestaduais 5 e 8 o bairro reúne em poucos quarteirões diversos museus e prédios históricos, restaurantes, hotéis e lojas que transbordam cultura mexicana.

mapa

Não tem como falar do bairro e não contar um pouco da sua história. Aliás esse é o passeio mais bacana se você gosta do assunto.

A Old Town é considerada o berço da Califórnia. Ocupada originalmente por índios, as terras, descobertas por volta de 1532 pela Espanha, permaneceram intactas por muitos anos. Até que em 1768, após ameaças do governo russo, o governo espanhol decidiu ocupar o território. O Rei Carlos III da Espanha enviou ordens para a Nova Espanha –  atual México – de que expedições deviam ser enviadas para Alta California com o objetivo de estabelecer o dominio espanhol. Era um movimento politico, mas o rei queria que parecesse religioso e por isso enviou junto ao exército uma comitiva de padres e religiosos Franciscanos, liderada pelo Padre Junipero Serra. Em 1769, o Padre estabeleceu a primeira, das vinte e uma missões espalhadas pela costa Oeste dos Eua – já falamos sobre algumas das missões aqui – a Mission San Diego de Alcata.

A missão passou por altos e baixos – tendo até um padre assassinado pelos índios em 1775. Em 1821 o México conquistou a independência da Espanha e em 1834 tirou a administração da missão da mão dos Franciscanos e passou-a para Santiago Arguello. Nesse período o lugar onde hoje está a Old Town se estabeleceu como ‘El Pueblo de San Diego’.  Em 1846 o exército americano ocupou as terras e levantou a bandeira dos Estados Unidos na praça central, fazendo de San Diego, parte do território americano. Apesar disso, a cidade não abandonou suas raízes e traços fortes da cultura mexicana podem ser vistos até hoje por toda a cidade e mais ainda na Old Town, que desde 1968 é considerado um State Historic Park.

Imagens da Old Town de 1800'.

Imagens da Old Town de 1800′.

O parque reúne mais de 28 construções históricas que se dividem entre museus, restaurantes, hotéis e pousadas, igrejas e capelas – aqui você encontra a lista. A maioria delas teve que ser parcialmente ou totalmente reconstruída, já que um grande incêndio destruiu boa parte do bairro em 1872.

Principais atrações turísticas:


Visualizar Old Town, SD em um mapa maior

Nós fizemos a visita a noite, mas essa não é a melhor opção. Você mal consegue enxergar as casas e os museus não estavam abertos. O ideal é ir no meio da tarde e esticar até a noite para jantar em um dos ótimos restaurantes.

A noite fica mais difícil enxergar a beleza das construções de adobe.

A noite fica mais difícil enxergar a beleza das construções de adobe.

Além das construções históricas o bairro possui muitas lojas e dois bazares – o Bazaar Del Mundo e o Old Town Market – que vendem artesanatos mexicanos. Eu, que adoro a arte de lá, fiquei maluca com as caveiras, azulejos, cerâmicas e tudo que enchia os nossos olhos de cores vibrantes e formas.

Bazaar del Mundo.

Bazaar del Mundo.

Old Town Market.

Old Town Market.

Ana e Gui.

Ana e Gui.

Algumas das peças.

Algumas das peças.

Barbies Mexicanas, não é o máximo?

Barbies mexicanas, não é o máximo?

 

Nós.

Nós, as caveiras e algumas bonecas trajadas como indios.

Pra quem gosta de produzir bijus, vale a pena conferir a Lost Cities Beads, a maior loja de contas de San Diego. Eles tem pedras de todos os tipos, além de perólas, pratas e cristais (não consegui ir, estava fechada).

Lost Cities (Fotos: site oficial)

Lost Cities (Fotos: site oficial)

Pra finalizar o passeio a melhor opção é sentar em um dos muitos restaurantes mexicanos da área e se deliciar com a comida. Ouvi falar muito bem – e achei lindo – o Casa Guadalajara, mas havia espera.

Casa Guadalajara (Fotos: Site oficial)

Casa Guadalajara (Fotos: Site oficial)

Outras opções de restaurantes.

Outras opções de restaurantes.

Mudamos de planos e fomos para o Fred’s Mexican Café – que tem mais 5 unidades espalhadas pela SoCal. Além da Ana, encontramos um outro amigo em San Diego e ele veio também jantar com a gente. O Lukas estava passando um mês na California enquanto fazia um curso de inglês.

Interior do restaurante.

Interior do restaurante.

Tudo muito colorido.

Tudo muito colorido.

Confesso que até o momento não tinha morrido de amores pela comida mexicana, então fiquei um pouco na dúvida do que pedir. Todos fomos de combos, que reúnem em um único prato taco, enchilada, arroz mexicano e feijão, variando os sabores dos recheios.  Eu fui no #12 Southwest – um taco de frango com molho apimentado, uma quesadilla de carne com molho barbecue e uma enchilada de carne assada servida com arroz mexicano e feijão preto. Todos os pratos estavam de-li-ci-o-sos! Mesmo! O serviço também foi excelente e a garçonete da Austrália, que tinha lindos olhos azuis, super simpática e paciente.

Combos.

Combos.

Lucas, Ana, Caru, Gui e o Koala da garçonete australiana.

Lucas, Ana, Caru, Gui e o Koala da garçonete australiana.

Faltou só a Tequila, mas os meninos estavam dirigindo e não quisemos deixa-los com vontade. Gastamos menos de $20 por pessoa.

Eu voltaria na Old Town todos os dias da nossa estadia em San Diego, pena que estavamos longe.

Dá pra se hospedar lá, e não é em um hotel comum não. Algumas são as opções, mas eu achei bem interessante o Cosmopolitan Hotel – que funciona em um dos prédios históricos – e o Hacienda Hotel – que com certeza vai fazer você se sentir no México.

Cosmopolitan Hotel.

Cosmopolitan Hotel (Fotos: Site oficia).

Hacienda Hotel.

Hacienda Hotel (Fotos: Site oficial).

Quem vai pra lá no mês de maio não pode perder uma das maiores festas da Cultura Mexicana, o Cinco de Mayo  e que acho só não ser melhor do que o Dia de Los Muertos – que acontece nos dias 1 e 2 de novembro.

Festa de Cinco de Mayo.

Festa de Cinco de Mayo.

Caveiras do dia dos mortos.

Caveiras do dia dos mortos.

 

Mais informações:

Guia completo de museus, prédios históricos, eventos e estabelecimentos: http://www.oldtownsandiegoguide.com/

Um post bem bacana com muitas fotos: http://mauoscar.com/2011/09/21/san-diego-old-town/

Uma ideia sobre “Old Town, um pedacinho do México na Califórnia

  1. Caruuu, eu AMEI essas barbies! Acredita que ainda tenho minha coleção de infância?! Adoooro barbies! Que coisas lidas essas mexicaas né?! Acho t-u-d-o de bom essa mistura de cores, tudo muito vivo, tbm adooro museus e história, acho que devo me hospedar em old town!rs rs beeijO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>