Trestles: a melhor e mais constante onda da California

Localizado na praia de San Onofre na cidade de São Clemente, Trestles fica a cerca de 40 minutos de Newport, na divisa do Orange County com San Diego.


Ver mapa maior

Chegar até lá não é das tarefas mais fáceis para um turista. Não existe nenhum tipo de sinalização ou placa que indique a entrada para a praia, na qual você só chega depois de enfrentar uma pequena caminhada.

Graças ao Thiago, nosso amigo de Santa Barbara, conseguimos encontrar a trilha que leva a um dos melhores picos de surf da Califórnia. Quando você chegar à intersecção da Cristianitos Road com a S El Camino Real vai perceber que alguma coisa diferente acontece ali: o estacionamento público e as ruas em volta estão sempre cheias de carros.

O estacionamento:


Ver mapa maior

A entrada da trilha:


Ver mapa maior

A trilha é longa – o ideal seria ir de bicicleta – e a pé, demora cerca de 20 minutos. Não parece muita coisa, mas quando você está carrendo cadeiras, tripé, câmera e prancha o cenário muda um pouco.


Ver mapa maior

As ondas quebram em quatro picos diferentes conhecidos como Cottons (bom para iniciantes e longboards), Upper Trestles (onde quebram mais direitas), Lower Trestles (que é aonde a gente surfou e normalmente o que apresenta melhores condições) e Middles (que parece tão bom quanto Lowers, mas não é).

Mapa picos

A trilha chega na praia entre Cottons e Uppers – quase na frente do último. Olhando pro mar nós seguimos para a esquerda em direção a Lowers.

Finalmente, depois de quase vinte dias viajando, achamos uma onda que valia a pena. Apesar do swell ainda estar pequeno, a brincadeira parecia estar boa.  Isso por que Trestles – e especialmente Lowers – recebe muito bem todas as direções e forças de swell e é um dos picos mais constantes de toda Califórnia. Além disso, a onda é super manobrável e abre para os dois lados, graças ao fundo de pedra. O maior incoveniente é o crowd, que começa cedo – no dia seguinte, o Gui chegou lá às seis da manhã, achando que seria o único na praia e já havia mais de 20 carros no estacionamento – e dura o dia todo.

page1

page3 page2

Gif 360 Gif Gui

Não há nada na praia – leve sua própria bebida e lanchinho e pode esquecer ir ao banheiro – e, a não ser que você surfe, não vale à pena ir até lá.

Lowers cedia uma das etapas do WT e é uma das ondas preferidas de muitos prós, que conseguem mostrar muitas das suas habilidades com manobras para os juízes durante a competição. Nos últimos dois anos tivemos brasileiros vencendo por lá – Miguel Pupo em 2011 e Gabriel Medina em 2012 – o que faz dessa etapa uma das minhas preferidas também.

Na nossa próxima ida à Califórnia vamos reservar mais dias para San Clemente e quem sabe se hospedar próximo a praia. A gente acha que vale a pena!

No próximo post: Compras em San Clemente – Outlet Rip Curl

28 ideias sobre “Trestles: a melhor e mais constante onda da California

  1. Caruu, eu adoreeeeiii esses gifts! hahahahaha Não tenho nada de surf, mas a praia parece ser linda! Agora me diz, que trem é aquele passando lá atrás? Nooooossa, deve ser delicioso andar de trem na beira da praia assim! Vcs chegaram a ver algo sobre isso? BeeeijO

    • Esse trem Ma, é o Pacific Coast Line da Amtrack! Eu tenho alguns posts programados para depois que eu terminar de contar nossa viagem sobre ele. Eu não sei direito como ele funciona, mas prometo pesquisar direitinho e colocar tudo aqui no blog!! Beijos

      • Boooom, aguardo ansiosa, mas acho que até eu viajar vc não terá colocado nada ainda! =/ Vou pesquisar aqui na net para ver o que acho! Vou de SF a LA de transporte público mesmo, estarei sozinha e quase não dirijo então fica ruim e inseguro alugar carro; eu tinha visto o MEGABUS, um ônibus muito barato que faz esse trajeto, agora vou caçar esse trem, quem sabe não desço de trem e subo de bus ou vice versa!? Só para testar! rs Obrigaaada! Bjoo

        • A Maryanne, do Hotel California, mencionou alguma coisa sobre viajar de trem esses dias lá no blog dela! Dá uma pesquisada por lá!
          E se vc fizer isso mesmo depois tem que me contar como foi!!rsrsrs Bjo

          • Caruuu, querida, eu vou fazer isso sim! Descer de Trem e subir de bus e claaaaro que eu vou contar tuuudo pra ti! Vou montar um diário de bordo e tentar postar todos os dias as minhas aventuras por lá! Mininaaa, embarco dia 30, tá chegaaaando! #ansiosa BeeeeijO

  2. Qual o melhor para ficar hospedado para surfar Trestles?
    San Diego e LA ficam muito longe. Tem alguma outra cidade bacana para quem nao for surfar (esposa) passar o tempo?

  3. ola bom dia….
    estou indo pra california, para santa barbara passar 45 dias gostaria de dicas de que fazer a noite na cidade e o que tem de turismo na cidaqde vizinhas.. se pode me ajudar monta o roteiro agradeco… viajo dia 12|12 e se vai esta muito frio la nesse periodo?

    • Magno, no blog você encontra todas essas informações. Não faço montagem de roteiros personalizados, mas há diversas agencias que prestam esse serviço! Em dezembro é frio por lá sim, não neva, mas venta bastante! Boa viagem!

  4. Pingback: Top 4 paraísos terrestres | Roxy Brasil

  5. Estamos hospedados no San Clemente Inn, há apenas 3 minutos de carro do estacionamento da trilha que leva a Trestles – ótima opção de hospedagem, quartos são bem amplos e super completos, praticamente um pequeno apartamento, com sala e cozinha. Valeu!

  6. ESTOU QUERENDO IT P TRESTLES /CA PARA ACONPANHAR A ETAPA DE SURF
    Hurley Pro at Trestles / Sep 09 – 20, 2015

    ALGUEM SABE UM HOTEL BARATINHO Q EU POSSA FICAR..

    • Olá, Giancarlo.

      Já comprei minha passagem e vou acompanhar a etapa de Trestles em setembro também. To procurando hospedagem nas imediações de San Clemente.

      Me manda um e-mail, amigo, quem sabe não juntamos os roteiros.

      igordamasceno@hotmail.com
      Quanto mais gente na água melhor.

      Desde já agradeço os Bloggers pelas excelentes dicas.

      Abraço

    • Olá, estarei lá para ver o campeonato tbm!
      Consegui um hotel muito bom e barato, já fechei agora pois logo mais não encontrará disponibilidade. Fica bem ao lado da entrada de Trestles.
      Estou no celular agora e não consigo lhe passar os dados do hotel. ..Mas, me manda um email para lhe passar certinho ok
      elimattoso@gmail.com
      bj Até lá

  7. Pingback: I Destino California

  8. Pingback: Hurley Pro At Trestles e as reais chances de Gabriel Medina trazer o primeiro Titulo Mundial de Surf para o Brasil - Destino CaliforniaDestino California

  9. Olá, estou indo dia 23 de outubro e pretendo ir para as praias de Random, san clement, tretles e san diego.

    você tem ideia de quantas milhas vou gastar nesse percurso?

    abraço.

  10. Acompanhando o campeonato notei com estranhamento as pedras de Lower Trestles. Elas são redondas iguais pedras de rio. Assistindo um documentário com cenas antigas não as vi. Será que elas foram colocadas lá com objetivo de melhorar as ondas?
    Abraço.
    JRC

  11. Olá Gostaria de saber se os meses de abril / maio são bons para surfar na california? Vi posts que dizer que tem swell mas também venta muito de maral esta época. Procede esta informação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>