Los Angeles – Dia 1: O Píer de Santa Monica

Esse foi um post difícil de sair, foi escrito e reescrito diversas vezes até que eu me desse por “quase” satifeita. Tudo isso porque a idéia que quero passar pra vocês  com relação ao famoso Pier de Santa Monica vai além do básico “o que, quando, quanto e onde”.

Não fomos a nenhuma das atrações, não jantamos por ali, não assistimos a um show… nada. A nossa visita durou por volta de meia hora e se limitou a uma caminhada entre o começo do píer nas areias da praia até o final dele com o Oceano Pacifico e o horizonte a nossa frente.

O que torna então essa visita tão especial e imprescindível na sua viagem pra California?

Se você já tiver sido atingido pelo espírito ‘California Dream’ vai entender melhor o que eu estou falando.  O píer é a imagem do sonho Californiano. Juntamente com a Golden Gate e o Hollywood Sign representam a California no imaginário de muitas pessoas – inclusive no meu. O barato está em simplesmente ‘fazer parte do cenário’.

Tudo bem que o bando de pessoas ao redor – na grande maioria turistas – destrói um pouco essa poética. Mas o que mais se esperar de um cidade como Los Angeles?

Apesar de quebrar um pouco o clima isso não tirou a magia de estar vivendo meu sonho califoniano. O vento forte, as gaivotas, a praia, a roda gigante e até toda aquela gente diferente passando pra lá e pra cá formam a minha imagem perfeita da California. E há melhor sensação do que ver um sonho concretizado?

A entrada ao norte do pier pela praia.

A entrada ao norte do pier pela praia.

A vista lá de cima é essa.

A vista lá de cima é essa.

aaaaa

Quanto mais pra dentro do mar, melhor a visão que se tem da praia.

O famoso Pacific Park.

O famoso Pacific Park.

Agora vamos as informações práticas:

O píer foi inaugurado em 1909 e sua primeira função foi camuflar um duto de esgoto. Com o tempo ele foi sendo ampliado e várias atrações foram sendo inauguradas – entre elas o parque, restaurantes e um enorme salão de baile. Hoje em dia o parque continua sendo a principal delas, mas há ainda um aquário, uma escola de trapézio, restaurantes e um Carrossel dos anos 20 que resistiu ao tempo e as épocas mais decadentes.

O carrosel da decada de 20 estava fechado no fim da tarde. A foto de baixo é de Lance Vaughn.

O carrosel da decada de 20 estava fechado no fim da tarde. A foto de baixo é de Lance Vaughn.

O píer é também o ponto final da famosa Rota 66, que atravessa o país, partindo de Chicago.

O fim da Rota 66.

O fim da Rota 66.

Uma das opções que acho mais bacanas para se fazer aqui é alugar uma bike e dar uma volta pela região, pegando a ciclovia e seguindo até Venice Beach – como a Alexandra, do blog Café Viagem, fez e relata nesse post.

Se arrependimento matasse eu também já estaria morta por não ter dado uma volta na roda gigante e mais ainda de não ter ido em baixo do píer tirar aquela clássica foto entre os pilares. Às vezes, quando estamos viajndo ficamos tão ansiosos esperando ver coisas extraordinárias que esquecemos que a graça está nas pequenas coisas e a pressa nos faz pular etapas. :(

O píer fica na intersecção da Colorado Ave com a Ocean Ave e também pode ser acessado pela praia.


Ver mapa maior

O site acabou de ser reformulado e  ficou lindo. Lá você encontra todas as informações e estabelecimentos. Vale a pena acessar a aba ‘History’ e acompanhar a historia do píer na linha do tempo.

Santa Monica Pier: http://santamonicapier.org/

200 Santa Monica Pier, Santa Monica CA 90401

Estacionamento no nível do píer e também próximo a praia

 

No próximo post: Uma imagem vale mais do que 1000 palavras – Galeria de fotos do Pier de Santa Monica

52 ideias sobre “Los Angeles – Dia 1: O Píer de Santa Monica

  1. Uaaauuu! Esse píer de Santa Monica é famosérrimoo, todos os meus filmes de infância da sessão da tarde mostram um pedacinho dele!rs Pena que não sei se vai dar pra eu ir conhecê-lo! =/ beijos Caru!

  2. Oi Carol e Gui.. To adorando o blog de vcs.. Super útil.. A viagem de vcs é bem parecida com a q eu e meu noivo vamos fazer. SF-LV.. Tá sendo muito útil, muitas coisas legais.. Já peguei a ideia do Motel 56, inclui ele em alguns dos nossos destinos, q vai ser só pra dormir… Carol, vi no blog q vc mencionou q vc tinha um caderninho de anotações.. Eu to fazendo um roteiro gigante e detalhado, com tudo q to lendo na net, e anotando o que considero necessário.. To meio louquinha, pq sou super metódica… Me fala mais desse caderninho, adorei… O q vc anotou nele especificamente? Roteiro, dicas, endereços, mapas??? bjaooo

    • Kelly! Esse caderninho super me ajudou e era meu companheiro inseparável! Confesso que tbm sou um pouco metódica!rs Eu coloquei todas as informações (horário de vôos, endereço dos hotéis, como chegar em determinado lugar de ônibus, lojas, restaurantes, passeios etc) em um documento no word divididas por cidade, imprimi no modo reduzido, de modo que cada duas páginas fossem impressas em uma folha, e encadernei pra fazer um caderninho do tamanho A5. Se vc quiser, me passa seu e-mail que eu mando pra vc! Já que vc é metódica vou te contar mais umas coisas que fiz que só nós temos paciência, mas ajuda:
      – Em uma viagem mais recente já programei os endereços dos hotéis e principais passeios no GPS. Ajuda na hora da correria.
      – Quando achava que um lugar podia ser um pouco mais complicado de achar, fazia a rota no Google maps e acompanhava todo o caminho pelo Google Street View. Se vc não sabe como usar esse post do Viaje na Viagem explica bem: http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/

      Boas anotações…

      Carol

  3. Kelly, acabei de enviar meu ‘caderninho’ por e-mail pra você.
    Lá você vai ver que depois dessa nossa passagem por LA, fomos ainda para o OC, depois para San Diego, voltamos para LA e depois fomos pra Vegas.
    Depois que você voltar quero mesmo que você volte aqui pra contar como foi!
    Bom planejamento!!!

  4. Oie Carol! To plantada na cadeira desde ontem lendo seus relatos e fazendo anotações, hahahahahhaha. Meu marido diz que se deixar viro noites pesquisando sobre essa viagem. Nós iremos em Janeiro próximo e aproveitar pra comemorar 1 ano de casados. Pensa na felicidade! Nosso roteiro será parcialmente parecido com o seu. Chegaremos e partiremos por LV. Como chegaremos por volta das 10h da manhã, pegaremos o carro, iremos comprar roupas de esqui e após muitoooo descanso para no outro dia pegarmos a estrada para SLT. No dia seguinte, pegaremos a estrada para South Lake Tahoe e lá ficaremos por 4 dias (foi a única exigência do marido na viagem, esquiar, hahahahah). Após partiremos para SF e lá ficaremos por 5 dias, após seguiremos pela Highway 1 para percorrer todo o trecho maravilhoso com pernoite em Monterey ou Carmel (se em Carmel os preços forem amigávels, prefico ficar por lá, rs), o próximo pernoite em San Luis Obispo ou Santa Barbara, após Los angeles por 3 dias e depois mais 5 dias para LV, sendo que em um deles iremos ao Grand Canyon. Sairemos do Brasil dia 16/01 e chegaremos dia 07/02. Seria possível você me enviar o arquivo com seu caderninho caso ainda tenha? Achei ótimo vc citá-lo e super interessante tê-lo.

    Parabéns pelo blog.

    Bjus

    • Ah, mas eu também sou assim Dayana! Pode ter certeza que durante a viagem ele vai te agradecer muitas vezes por ter sido tão dedicada! E pode ter certeza também que vocês irão curtir muito! Já enviei meu “caderninho” pro seu e-mail! Espero que ajude e depois volte aqui para contar como foi! Sou louca para ir esquiar em SLT! Está nos meus planos para o futuro!!! Beijos

    • Thais, todas as informações estão aqui no blog e eu não disponibilizo mais esse roteiro! Olhe na categoria roteiros e vá seguindo os dias da viagem! Lá tem tudo listado! Obrigada e boa viagem!

  5. Carol !!! Parabéns pelo Blog. é dos mais detalhados que encontrei… vou no fim de dezembro para Califórnia. Alguma dica de onde passar o natal e virada de ano por lá?
    Outra coisa !! Estou com vergonha mas vou pedir srsr Pode me passar o seu famoso caderninho também?

    Boas viagens !!!!
    Ricardo
    ricardokafuri@yahoo.com.br

    • Ricardo! Obrigada!
      Não tenho dicas da onde passar essas datas, nunca fui nessa época!rs Falam que o ano novo é bem diferente do Brasil, a melhor opção é ir para alguma festa ou restaurante! Las Vegas acho que pode ser uma boa opção!
      Não precisa ficar com vergonha, mas eu não disponibilizo mais esse caderno por que ele nada mais é do que a aba “Nosso roteiro”!
      Bom planejamento!

    • Celia, todas as informações do meu caderninho estão aqui no blog e por isso eu não disponibilizo mais esse roteiro! Olhe a aba “nosso roteiro”, lá tem tudo listado e separado por dias e destinos! Dezembro é bem frio sim, não neva, mas as temperaturas caem bastante! Obrigada e boa viagem!

  6. Boa tarde!

    Estou me programando para ir em Dez/14 faremos Las Vegas e Los Angeles e depois vamos para a Flórida , nos divertir na Disney com as crianças, minha preocupação é o clima em dezembro alguém sabe me dizer se é muito frio ? pois ano passado fomos para Nova York e quase congelamos ..

  7. Olá,

    Vou ficar uma tarde em LA esperando um voo para Las Vegas. Na verdade, chego em LA por volta de 12hs e meu voo para Vegas será por volta de 20hs. Gostaria de saber se daria tempo de ir até o Pier Santa Mônica pegar o Pôr do Sol, de repente. Como faço pra chegar lá saindo do LAX?

    Obrigado,

    Daniel

    • Daniel, o trajeto entre o Aeroporto e o pier demora cerca de meia hora! Portanto da tempo sim! Só fique atento com o trânsito. Procure o camin ho no Google Maps.

  8. Oi, Carol!!
    Estou indo com uma amiga pra LA,SF e LV no final deste mês. Não vamos alugar carro. Como podemos fazer prá visitar o Pier de Santa Mônica?
    Você pode me mandar seu caderninho?

    Bjos!!!

    • Shirlene, eu me hospedei em Santa Mônica e ia a pé para o pier! Não sei exatamente qual Ônibus você deve pegar para chegar lá, mas dá uma olhadinha no Google Maps! Beijos e boa viagem!

  9. Carol… to pirando nas dicas!!!

    Já fiz e refiz anotações, pois sempre aparece algo novo!!!
    Estou super ansiosa, embarcamos na próxima semana e faremos a Califórnia (SFco a San Diego) e depois Nevada (Vegas)… e as tuas anotações me auxiliaram muito. Obrigada! #destinocalifornia

  10. Oi Carol, super legal suas dicas, será possível encaminhar seu caderno de anotações? Estou indo no dia 04/09, espero que chegue a tempo!
    Abraços
    Claudinha

    • Marcos! Tudo é pago no Pier, a única coisa que é de graça é a entrada na área que não é do parque. Há dois estacionamentos públicos grandes, com parquímetros próximos a ele, um do lado sul e outro do lado norte!

  11. Amei. Estive em Las Vegas mas não foi possível ir até Los Angeles como eu e meu filho havíamos programada, pois o tempo foi curto. Ficamos uma semana em Las Vegas, que tirou todo nosso tempo (mas valeu a pena) porque Vegas é beautiful e fabulosa. Também passeamos pelo Panamá na mesma viagem. Por conta disso tudo deixamos de ir à Los Angeles, que eu queria tanto conhecer. Mas, o quê fazer em Los Angeles? Seu post foi ótimo e bem esclarecedor. Muito bom sim. Thank you

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>