Surf Points em San Francisco

Existem dois points de surf em San Francisco que valem a queda. O Fort Point, que é o pico que fica em baixo da Golden Gate, e Ocean Beach, que fica na parte oeste da cidade, no fim do Golden Gate Park.

Quando estávamos lá os dois picos estavam flats, já que estávamos em agosto, no final do verão, e já sabíamos que dificilmente um swell ia entrar nessas condições.

As informações abaixo são do site surfline.com e podem ajudar a escolher a melhor época do ano se o seu objetivo é surfar na cidade.

FORT POINT

“Um dos lugares mais insólitos para se surfar no planeta, o Fort Point é uma esquerda que quebra exatamente em baixo da Golden Gate. Nos melhores dias, a onda começa bem em baixo da ponte e continua por cerca de 90 graus pela enseada.

O Fort Point é uma experiência segura e perigosa, linda e assustadora, exposta e protegida, fácil e difícil. Todas estas coisas ao mesmo tempo.

É segura durante os dias de sweels gigantes. Quando os outros picos estão insurfaveis aqui podem quebrar ondas de 4 a 6 pés perfeitas.  Fica também protegido do vento, mesmo nas ventanias mais fortes.

É perigosa durante as mais fortes correntezas no inverno, quando a corrente leva para fora da ponte, em direção ao Pacifico, tão forte que fica impossível remar contra. Outro perigo é que as ondas quebram exatamente em cima de uma bancada de pedras e tem uma pedra bem grande no meio do line up. Uma vaca aqui em um dia grande pode ser fatal se você for engolido pelas pedras. Boa parte dos locais usa capacetes. Por fim, pode ser complicado entrar e sair pelas pedras, já que não há praia. E ainda, sempre há o perigo de um louco suicida cair bem em cima da sua cabeça.

É linda porque a vista de dentro da água é de tirar o fôlego: a ponte em cima da sua cabeça,  Tinburton e Belvedere a leste e toda a cidade de San Francisco a sua frente. Em um fim de semana com vento, a baia fica repleta de veleiros e barcos, que cruzam com os navios cargueiros.

É assustadora por que é como surfar na Terra dos gigantes. Tudo ao seu redor é grotescamente fora de escala:  as torres da ponte acima de você e os navios cargueiros. E todas essas coisas gigantes te fazem pensar em algo gigante e branco vindo de baixo da água. Mas não se preocupe… demais. Nunca houve nenhum ataque de tubarão em Fort Point, mas em 1959, um homem foi morto por um tubarão em Baker Beach, a menos de uma milha dali.

O Fort Point pode ser uma boa onda. Com  a direção certa do swell, o vento certo  e a maré certa você verá belas esquerdas: as vezes cavadas, as vezes divertidas, as vezes mexido e desafiador. Essa onda é a definição do inconstante: sensível a maré, sensível ao vento. Não a melhor,nem mais rápida, nem a mais perfeita onda da Califonia, mas definitivamente fica entre as top 5 por ser uma experiência tão incomum.”

(Texto traduzido do original http://www.surfline.com/surf-report/fort-point-central-california_5015/travel/)

Informações Gerais:

Melhor maré: baixa e vazente
Melhor direção do Swell: oeste e noroeste
Melhor Tamanho: meio metro a um metro
Melhor  direção do vento: leste e leve noroeste
Fundo: algumas pedras, carros abandonados, corpos de suicidas (eles são bem humorados no surfline)
Nível de habilidade: intermediário a avançado
Traga seu: pranchinha, botas de neoprene e uma roupa de borracha das boas
Melhor estação: inverno
Acesso: procure pela ponte, siga as placas para o Fort Point e estacione praticamente em cima das ondas
Fator Crowd: sufocante
Vibe local: o caso mais recente de brigas aconteceu em 2000, entre um body boarder e dois surfistas que trocaram alguns socos
Queimação do Biceps: 8, durante a maré vazante (1= 1 pé em Waikiki, 10= 15 pés em Ocean Beach)
Patrulha do esgoto: 5 + , afinal você está na baia de San Francisco ( 1= limpo; 10= cocos boiando no outside)
Perigos: corpos voadores, locais ranzinzas, pedras fatiadoras de pés, navios desgovernados e ser sugado com a maré vazante.

OCEAN BEACH

Fica do lado Oeste da cidade, no fim do Golden Gate Park. Foi aqui que esse ano aconteceu o Rip Curl Pro Seach, e o nosso Gabriel Medina venceu  Kelly Slater pela segunda vez.

Informações Gerais

Melhor maré: varia de acordo com o swell, os bancos de areia e a parte da praia
Melhor direção do swell: noroeste, oeste e sudoeste
Melhor tamanho: meio metro a 10 pés
Melhor direção do vento: leste
Fundo: areia
Nível de habilidade: intermediário a Iron Man
Traga seu: pranchinha e roupa de borracha
Melhor estação: outono e inverno
Acesso: Estacionamentos nas pontas norte e sul. Estacione na avenida para o resto.
Fator Crowd: Apesar da praia ter 3 milhas de extensão, o crowd aumenta a cada dia.
Vibe local: nos dias pequenos é mais complicado.
Queimação do Biceps: 10, se estiver grande. As vezes é difícil mesmo quando está pequeno (1= 1 pé em Waikiki, 10= 15 pés em Ocean Beach)
Patrulha do esgoto: 3 ( 1= limpo; 10= cocos boiando no outside)
Perigo de tubarão: O último ataque a um surfista aconteceu em 2005
Perigos: cabeças congeladas, braço mole, pranchas quebradas. E, como de costume, tubarões. Mas isso é o norte da California, você já devia saber disso.

Além dessa informações, você encontra no site – www.surfline.com – as previsões completas e imagens ao vivo de Ocean Beach.

4 ideias sobre “Surf Points em San Francisco

  1. Ola!!!!
    Muito legal seu blog!!!!
    Em setembro, minha namorada e eu estaremos em Sf pra fazer a costa de motohome. Quero surfar e ela adora praia…quais sao as dicas de parada entre SF e LA???? Pensei em carmel, santa cruz, malibu, santa barbara. Oq vc acha??? Tem algum lugar q nao podemos perder???
    Obrigado Felipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>