Dia 1 em SF – Ferry Building Market Place

Há muito tempo atrás, não existiam pontes na Baia de São Francisco e todo o transporte de passageiros era feito através de balsas. O Ferry Building funcionava como terminal e era considerado o segundo mais movimentado do mundo. Inaugurado oficialmente em 1898, era a maior estrutura metálica coberta da época. Com a construção da Bay Brigde em 1936 e da Golden Gate Bridge em 1937 e com a grande popularização do automóvel, o uso da balsa foi praticamente extinto, e o prédio foi transformado em um conjunto empresarial, perdendo boa parte do valor histórico da sua estrutura e de seu interior. A situação piorou ainda mais em 1957, após a construção de um viaduto que escondeu o edifício por 35 anos. Em 1989 um terremoto obrigou a demolição do viaduto e a reurbanização da área, mas ele continuo lá, meio que abandonado, em uma restauração sem fim. Até que em 2004 foi finalmente reaberto.

Fachada do Ferry Buiding e sua torre de 245 metros de altura.

Já estava nos nossos planos almoçar por ali depois do nosso incrível passeio de Bike, por isso, pegamos uma balsa direto de Salsalito para o prédio. Trancamos nossas bikes a beira do píer e entramos no que podemos chamar de um paraíso gastronômico.

O local funciona como um “Mercado Munipal”. Há desde barracas de frutas, açougues e peixarias a lojas de vinho, restaurantes e gelaterias. Mortos de fome, difícil foi escolher aonde se deliciar.

     Frutas do estado considerado o maior produtor de hortifruti dos Estados Unidos.

Flores!
Ervas fresquinhas e utensílios para o jardim.

Optamos pelo “San Francisco Fish Company”, que como o nome já diz, servia diversos tipos de frutos do mar. Ostras Frescas, camarões, sushis, fish and chips e um pequeno buffet de saladas com preços acessíveis fizeram a nossa alegria . Para quem tiver a sorte de ter uma cozinha esperando em casa, lagostas e caranguejos fresquinhos e vivos, prontos para serem levados pra panela.

De barriga cheia, fomos então passear pelo mercado. Como uma boa artista plástica apaixonada por artes gráficas, fiquei encantada com as placas e logotipos das lojas, um mais lindo que o outro.

w

Voltando ao assunto gastronomia, vale a pena visitar:

– Far West Fung – especializada em cogumelos, tem todos os tipos que se pode imaginar.

– Acme Bread – uma das melhores padarias de San francisco

– Cowgirl Creamery’s Artisan Chesse Shop – queijos divinos.

– Stonehouse California Olive Oil – especializada em azeites, oferece uma pequena degustação. Pegue um mini pãozinho, molhe no azeite de sua preferência – com pimenta, manjericão, laranja e por ai vai – e se delicie.

E

– Sur La Table – artigos para a cozinha, deixa qualquer um que goste um pouco de cozinhar louco.

– Ciao Bella Gelato – Gelatto italiano da melhor qualidade, sempre tem filas.

Visita indispensável para quem gosta de uma boa comilança não é mesmo??rs

O Ferry Building fica no final da Market Street, no Embarcadero, Pier número 1. Dá pra chegar de MUNI, BART ou Ferry. Abre das 10am até 6pm nos dias de semana, sábado das 9am até 6pm e no domingo das 11am as 5pm. Mais informações: www.ferrybuildingmarketplace.com.

No próximo post: o restante da região do Embarcadero – Pier 39 e Fisherman’s Wharf.

4 ideias sobre “Dia 1 em SF – Ferry Building Market Place

  1. Neste dia saímos bem cedo do hotel na Union Square e fomos caminhando até o Pier 1, na intenção de tomar café da manhã no Ferry Building Marketplace. As lojas para tomar café já estavam abertas, mas todas as outras (queijos, azeite, panelas) iam abrir somente às 10h! Como tínhamos hora marcada para Alcatraz, tomamos café e compramos uns sandubas para “viagem” na Acme Bread…delícia, foi o que salvou o dia!! Mas não conhecemos todas as lojas… Gostei de passear por lá, ver toda a estrutura antiga renovada e cheia de vida. Apesar de ser uma segunda-feira, muitas pessoas passeando e tomando café…
    Passeamos a pé por todo o Embarcadero até chegar ao Pier 33 , onde embarcamos para Alcatraz. É uma delícia de ver o mar, as pessoas correndo, pedalando, patinando…gaivotas…ai que saudades!!
    Curiosidade : Os Piers não seguem uma sequência numérica 1,2,3, etc. A distância entre os pier 1 e 33 é menor que 2 km.

  2. Caru, notei que a maioria dos posts do seu blog não estão carregando as fotos.

    Queria muito poder ver essas fotinhos para criar meu roteiro rsrsrs

    • KArina, obrigada pelo toque. É que tivemos muitos acessos esse mês e isso causou alguns problemas com o servidor. Já estamos regularizando a situação! Se você quiser dá uma olhada na nossa página no Facebook, lá tem algumas fotos! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>